A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, em parceria com a Unidade Embrapii-PG Química/Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT, da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Carta Acordo 65/2022, Processo UNIFESP 23089.005324/2022-21, com o objetivo de apoiar o projeto de “pesquisa e Desenvolvimento de nanodispersão de sílica e prata coloidal com propriedade antimicrobiana para polimento e selagem de porcelanato cerâmico”, torna pública a abertura de inscrição destinada a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos abaixo:
Função | Atribuições | Escolaridade mínima | No de Vagas | Valor mensal da Bolsa | Duração |
---|---|---|---|---|---|
Bolsa de Apoio Técnico – Iniciação Científica (IC) São José dos Campos – SP | Realização de pesquisas bibliográficas científicas e tecnológicas. Formulação de nanodispersões, determinando seus comportamentos reológicos. Auxiliar as caracterizações das formulações. Elaborar relatório trimestral de atividades. Elaborar relatório técnico-científico ao final do período.
| Ser aluno regular de curso de graduação em Engenharia de Materiais ou áreas afins Desejável já ter cursado disciplina de reologia dos materiais em seu curso de graduação e/ou ter noções básicas de reologia dos materiais; | 1 (uma) | R$ 650,00 | 5 (cinco) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.1. Estejam cursando graduação em Engenharia de Materiais ou áreas afins.
1.1.2. Tenham experiência acadêmica e/ou prática em reologia dos materiais.
1.2. São atribuições da(os) bolsistas:
1.3. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.
2.1 Para o desenvolvimento das atividades previstas o(a) bolsista deverá dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do projeto, no campus ICT/Unifesp-Unidade Talim/São José dos Campos (SP).
3.1 O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 10/10/2022 e as 23h59min do dia 17/10/2022.
3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para eduardo.quinteiro@unifesp.br, de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga.
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a) e o NÚMERO DESTE EDITAL (78/2022).
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4.1. Será atribuída, conforme especificado: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 5 (cinco) meses, correspondente ao período de 11/2022 a 03/ 20222.
5.1 Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2 É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.
6.1 A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:
6.1.1 Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).
6.1.2 Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://www.fapunifesp.edu.br/.
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.
Etapa | Descrição | Caráter | Período |
1ª fase | Análise curricular | Eliminatória | 18/10/2022 |
2ª fase | Convocação para Entrevista | 19/10/2022 | |
3ª fase | Entrevista | Eliminatória e classificatória | 20/10/2022 |
4ª fase | Resultados | A partir de 21/10/2022 |
7.1 O presente processo seletivo será válido por 5 (cinco) meses.
7.2 O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição ou disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital (5 meses).
7.3. As atividades terão início em 01/11/2022 e término em 31/03/2023.
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Desenvolvimento de nanodispersão de sílica para polimento e selagem de porcelanato cerâmico”, Edital 78/2022.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa em 2 vias originais, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para assinatura do Termo de Concessão de Bolsa, o(s) candidato(s) aprovado(s) deverá(ã) providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://www.fapunifesp.edu.br/?page_id=4859.
9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases do processo seletivo para Bolsista de Apoio Técnico – Iniciação Científica (IC):
APROVADO
Erich Takachi Ychisawa França
Convocamos o candidato ERICH TAKACHI YCHISAWA FRANÇA, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 20/10/2022, às 10h30min.
A entrevista será realizada por vídeo conferência, através da plataforma Google meet:
https://meet.google.com/gtv-wpni-vrt